Ortodontia e Ortopedia funcional dos maxilares


 Fique por dentro








Figura 1. Dentes superiores precisam ter um encaixe harmonioso com os inferiores. Isto é uma oclusão correta.

Quando começam a nascer os dentes permanentes do meu filho?

Na idade entre 6 e 7 anos começam a aparecer os primeiros dentes permanentes. Nesse período ele terá uma dentição mista: dentes Decíduos (dentes de leite) e dentes permanentes.

Existe algum problema quando o queixo de uma criança fica muito para trás?

Existe sim. O queixo muito para trás indica uma má formação, ou seja, uma desarmonia entre os ossos da face. Isso é chamado de displasia facial e para tratar dessa disfunção é preciso usar o método Ortopedia Funcional dos Maxilares através da reabilitação neuro-oclusal.


Que tipo de problema tem e como poderia ser tratada uma criança com dentes tortos ou encavalados?

Essa criança tem má oclusão dental ou seja, ela tem os dentes fora da posição correta. Se você notar que a criança tem os dentes girados, encavalados, dentes muito para fora da boca, deixando-a ''bicuda", ou muito para dentro da boca, deixando-a com um perfil achatado, dentes de cima que cobrem os de baixo, dentes de cima que não tocam os de baixo, ou dentes superiores que não encaixam direito com os de baixo, procure um especialista pois tudo isso pode ser evitado logo cedo se tratado com aparelhos ortopédicos,em Ortopedia Funcional dos Maxilares.



Figura 2. Criança com má oclusão dental.





Figura 2. Isto é um tipo de má-oclusão dental





O Tratamento para má oclusão é o mesmo para a displasia facial?

Sim. Para os dois casos é usada a Ortopedia Funcional dos Maxilares.



Os dentes do meu filho estão entortando, qual é o problema?

Pode estar ocorrendo um estreitamento da maxila, o que chamamos de atresia da maxila. Esse é um problema que, se for muito acentuado, prejudica também a respiração e provoca um estreitamento do nariz por dentro, além de entortar os dentes. Isso também é displasia facial.





Figura 3. Esta menina está na fase da dentição mista. Tem dentes permanentes (azul) e dentes de leite (cor de rosa).

Por que acontece a atresia da maxila?

A causa a atresia da maxila pode ter os mais diversos motivos, e o mais comum é por respirar pela boca.

Esse tipo de problema prejudica outras coisas além dos dentes?

Sim. A atresia da maxila também prejudica a respiração, a fala e pode ainda entortar a face. Geralmente o queixo fica para um lado quando olhamos a criança bem de frente.Muitas vezes é necessário um tratamento multidisciplinar,envolvendo:Fonoaudiologia,Otorrinolaringologia e Ortopedia Funcional dos Maxilares.






Figura 4

Esquerda, criança normal, acima queixo muito para trás e abaixo queixo muito para frente. Esses problemas são chamados displasias faciais e devem ser tratados o mais cedo possível.





Figura 5. Queixo para o lado provoca a mordida cruzada posterior e também deixa a face assimétrica.


Atresia da maxila deixa o "céu da boca"  (palato) muito estreito.

Tenho notado que durante a noite meu filho está sempre com os lábios meio abertos. O que isso significa?

Significa que ele está respirando pela boca,apresenta ausência de vedamento labial ou seja, está realizando a respiração bucal, ao contrário da respiração nasal, que é a correta.

Isso acontece quando existe um aumento no tamanho de adenóides, desvio do septo por aumento dos tecidos da mucosa nasal ou mesmo pelo simples hábito, nestes casos sempre pedimos uma avaliação com um Otorrinilaringologista.

A respiração bucal pode prejudicar a criança?

Sim. Principalmente na prática de esportes. A criança pode se cansar mais facilmente porque não consegue respirar direito pelo nariz.

Além disso a respiração bucal prejudica o crescimento geral e da facial, pois geralmente a maxila fica mais estreita e provoca a chamada mordida cruzada dental.


Meu filho tem alergia. Isso pode acarretar algum problema?

Pode sim. Se a alergia que seu filho apresenta tem provocado dificuldades respiratórias, ele pode ter atresia da maxila,neste caso encaminhamos também o paciente para uma avaliação médica.

Existem algumas palavras que meu filho não consegue pronunciar corretamente. Isso é normal?

Não. Isso não é normal. Pode-se dizer que as crianças que apresentam problemas na pronúncia de algumas palavras têm problemas de fonação. E esse tipo de problema pode prejudicar a formação e posição correta dos dentes, caso a criança ao falar aperte muito a ponta da língua contra os dentes, o que provocaria o avanço desses dentes para frente,nestes casos trabalhamos Ortopedia Funcional dos Maxilares juntamente com fonoaudiólogos, para melhores resultados.


O simples fato de engolir pode acarretar algum problema nos dentes de uma criança?

Sim. Esse é um problema do modo de agir dos músculos da face quando a criança deglute. Isto é conhecido como deglutição atípica e o mais comum é colocar a ponta da língua entre os dentes anteriores.


Meu filho tem mania de colocar a ponta da língua entre os dentes da frente. Isso pode acarretar algum problema para a formação dos seus dentes?

Sim. Pressionar demais os dentes da frente pode empurrá-los para fora, deixando a criança "bicuda".

Pode também impedir que os dentes da arcada superior encostem nos dentes inferiores. As crianças engolem saliva com muita freqüência durante a  noite, chegando a 2.600 vezes. E toda vez que engolem, podem estar empurrando os dentes para uma posição errada.


Chupar dedo ou chupeta prejudica os dentes?

Sim. Pode provocar movimentos nos dentes e ossos que os suportam.

Nós já vimos até aqui vários casos que podem ser tratados com Ortopedia Funcional. Qual a idade mais adequada para fazer esse tipo de tratamento?

Não há uma idade exata para o início do tratamento. O ideal é que seja iniciado e concluído enquanto a criança ainda está em crescimento rápido e grande, até os 13 ou 14 anos. Mas considera-se, de uma forma geral, que deva ser iniciado em torno dos 6 ou 7 anos de idade. E nos casos mais graves deve ser iniciado o mais cedo possível.

Pode-se fazer tratamento de Ortopedia Funcional dos Maxilares em paciente adolescente?

A Ortopedia Funcional dos Maxilares tem eficácia em todas as fases da vida,porém,existe a fase até o surto de crescimento puberal onde este tratamento tem respostas surpreendentes.
Após o surto de crescimento, quando o paciente atinge a adolescência,os tratamentos podem variar entre Ortodontia associado à Ortopedia Funcional dos Maxilares ou até mesmo cirurgia ortognática,de acordo com a necessidade que este paciente apresentar.







Figura 6. Chupar dedo ou chupeta prejudica ossos e dentes.


Qual é a idade ideal para uma criança colocar o aparelho fixo?

Não há uma idade exata para uso do aparelho fixo. O que existe é uma época certa: depois que todos os dentes permanentes já tiverem nascido. Isso pode acontecer entre 12 e 13 anos.

A escolha entre Ortopedia ou Ortodontia é uma questão de preferência para o tratamento de uma criança?

Não, de forma alguma. Cada tratamento tem que ser estabelecido pela maloclusão que a criança apresentar,diagnóstico através de documentação por imagem e exams clínicos,bem como a  idade do paciente. Não é questão de gostar mais desse ou daquele método.

Cirurgiões Dentistas que estudam o assunto, Ortodontistas ou Ortopedistas funcionais dos maxilares que são especialistas nestas áreas, decidem qual é o melhor método de tratamento para cada criança após exames clínicos e radiográficos.

Mas se eu não quiser fazer o tratamento agora, eu posso deixar para mais tarde?

Não. Deixar o tratamento para mais tarde pode provocar problemas maiores depois. Há casos em que é preciso fazer uma cirurgia ortognática que poderia ser evitada com uso correto de aparelho de Ortopedia na idade certa.

A Ortopedia vai resolver todos os problemas de meu filho?

Pode ser que não. Às vezes o tratamento deve começar primeiro com Ortopedia e depois passar para Ortodontia Fixa. Entretanto, a Ortopedia pode melhorar muito a displasia facial e fazer com que a Ortodontia seja simplificada.


Então quer dizer que eu posso deixar para fazer o tratamento mais tarde e usar somente a Ortodontia Fixa?

Não. A Ortodontia só irá corrigir a má-oclusão dental. A displasia facial não teria mais solução, a não ser com cirurgia ortognática.



Figura 7. Se por acaso você perder algum dente, os outros podem ser movimentar provocando uma má-oclusão dental.





Figura 8. Algumas pessoas não têm todos os dentes. Os outros se movimentam e muitos espaços ficam abertos (Diastema).

Crianças que têm o queixo para trás ou que têm os dentes para a frente podem ter problemas psicológicos?

Sim e com muita freqüência. Por exemplo, um queixo para trás deixa o perfil com o nariz muito para frente. Os americanos chamam essa aparência de "bird face", ou seja cara de passarinho. Nas escolas, as outras crianças apelidam "essas caras" de Fuinha, Pardal, Nariz e outros apelidos. Já as pessoas que têm os dentes muito para frente são chamados de Mônica, Coelho, Dentinho, Beiçola, Boquinha, Limpa-trilhos, Vampiro entre outros apelidos desagradáveis.

Esse tipo de brincadeira (bullying) deixa as crianças tristes e até com vergonha de sorrir.

A Ortopedia Funcional dos Maxilares é um tratamento que corrige as chamadas displasias faciais e também corrige as posições erradas dos dentes (maloclusão). Para que você entenda melhor, displasia facial quer dizer má formação dos ossos da face.

Esse tratamento deve ser feito logo que crianças apresentem algum problema de maloclusão,caso este problema acompanhe o o indivíduo até a fase adulta sem intervenção precoce,o diagnóstico de má oclusão classes II ou III podem necessitar de intervenção cirúrgica ortognática .






 
Informações aos pais e educadores
Dúvidas e Perguntas mais comuns sobre Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares




 
01.O que é dentição?É o conjunto de dentes que temos presentes na boca, numa determinada idade.
02.Quantas dentições nós temos?Temos 2 dentições. A decídua e a permanente.
03.O que é dentição decídua?Ao nascer o nenê não tem nenhum dente na boca. Em poucos meses começam a nascer os primeiros dentes, que são os de leite e que vão cair mais tarde.
04.Quando começam a aparecer os primeiros dentes permanentes?Lá pelos 6 ou 7 anos de idade.
05.Quando cai o último dente de leite?Mais ou menos aos onze ou doze anos de idade.
06.O que é dentição mista?Entre os 7 e 12 anos de idade, você tem na boca uma mistura de dentes de leite e dentes permanentes. A isto é dado o nome de dentição mista.
07.O que são dentes permanentes?São os dentes que começam a aparecer na boca depois que os dentes de leite caem. Esse processo de queda dos dentes de leite e aparecimento dos permanentes começa lá pelos sete anos de idade e só termina aos 12 ou 13 anos de idade e vão ficar por toda a vida.
08.O que é displasia facial?Quer dizer somente uma má formação, ou seja, uma desarmonia entre os ossos da face. Exemplo: queixo que fica muito para trás, quando você se olha num espelho vendo o perfil da sua face. Outro exemplo: quando você se olha de frente e vê seu queixo desviado para o lado.
09.Qual o método que trata da displasia facial?É a Ortopedia Funcional dos Maxilares.
10.Displasia facial provoca má-oclusão dental?Sim e freqüentemente.
11.O que é má-oclusão dental?São dentes fora da posição correta. Exemplos: dentes girados, encavalados, dentes muito para fora da boca deixando a pessoa "bicuda" ou muito para dentro da boca deixando o perfil achatado, dentes de cima que cobrem os de baixo, dentes de cima que não tocam os de baixo, dentes superiores que não encaixam direito com os inferiores.
12.O que é  Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) ?É um método de tratamento das displasias faciais e das má-oclusões dentais,associada com a reabilitação neuro-oclusal.
13.Qual o método que trata somente da má-oclusão dental?É o aparelho fixo.
14.Portanto, o que é a Ortodontia Fixa?É um método de tratamento para corrigir as posições dentárias.
15.O que é atresia da maxila?É um estreitamento da maxila. Quando o problema é muito severo provoca também estreitamento do nariz lá por dentro e prejudica a respiração, além de entortar os dentes, pois é também uma displasia facial.
16.Como é tratada a atresia da maxila?Na criança é tratada com Ortopedia. Se for numa pessoa mais velha, provavelmente será necessária cirurgia ortognática para alargar esse osso. Esse método no adulto é chamado Disjunção Palatina Cirurgicamente Assistida.
17.O que provoca a atresia da maxila?Existem várias causas. Uma das mais comuns é respirar pela boca.
18.Atresia da maxila prejudica só os dentes?Não. Prejudica a respiração, a fala e pode ainda entortar a face (assimetria facial). Geralmente a mandíbula (queixo) fica para um lado, quando olhamos a criança bem de frente.
19.É importante tratar os dentes?Sim. Com dentes tortos você não consegue mastigar direito o que prejudica a digestão. Além disso pode facilitar o aparecimento de cáries, doenças periodontais e problemas na Articulação Têmporo-Mandibular (DTM).
20.O que é ATM ou Articulação Têmporo-Mandibular?É essa articulação usada para abrir e fechar a boca, pertinho do ouvido.
21.O que é respiração bucal?É o fato de respirar muito pela boca. Acontece quando existe um aumento no tamanho de adenóides, desvio de septo por aumento dos tecidos da mucosa nasal ou mesmo simples hábito. Geralmente a criança dorme sempre com os lábios meio abertos. Pode apresentar uma atresia de maxila.
22.Respiração bucal prejudica a prática de esportes?A criança pode se cansar mais facilmente pois não consegue respirar direito pelo nariz.
23.Respiração bucal prejudica o crescimento geral e da face?Sim. Geralmente a maxila fica mais estreita e provoca a chamada mordida cruzada dental.
24.O que são lábios hipotônicos?São lábios fracos. Acontece quando os músculos que controlam a posição dos lábios estão sem exercício. Os lábios ficam caídos para frente. Muitas vezes acontece junto com a respiração pela boca.
25.Problemas de alergia podem se refletir no crescimento facial?Sim, quando provocam dificuldades respiratórias. Pode ocorrer estreitamento da maxila e portanto estreitamento do nariz também. Esse estreitamento da maxila pode provocar nos dentes o que é chamada mordida cruzada dental.
26.O que são problemas de fonação?São problemas que algumas crianças apresentam para pronunciar corretamente determinadas palavras.
27.Problemas de fonação prejudicam os dentes?Pode acontecer. Se uma criança aperta muito a ponta da língua contra os dentes da frente por exemplo, pode provocar o avanço desses dentes.
28.O que é deglutição atípica?São problemas do modo de agir dos músculos da face quando a criança engole. O mais comum é colocar a ponta da língua entre os dentes da frente.
29.Problemas relacionados com a deglutição (engolir) acontecem somente durante a alimentação?Não. Crianças engolem saliva o dia e noite inteira. Pode chegar a 2.600 vezes por dia. Toda vez que engolem podem estar empurrando os dentes todos para uma posição errada.
30.Problemas de deglutição prejudicam os dentes?Sim. Pressionar demais os dentes da frente pode empurrá-los para fora, deixando a criança "bicuda". Pode também impedir que os dentes de cima encostem com os de baixo. Isso é chamado mordida aberta anterior.
31.Chupar dedo ou chupeta prejudica os dentes?Sim. Pode provocar movimentos nos dentes e ossos que os suportam.
32.Qual a idade correta para iniciar tratamento com Ortopedia Funcional?Não existe uma idade exata para início de tratamento. O fundamental é que seja iniciado e terminado enquanto a criança ainda está em fase de crescimento rápido, até lá pelos 13 ou 14 anos. Entretanto, considera-se de uma forma geral que deva ser iniciado em torno dos 7 anos de idade.
33.Todos os casos devem começar tratamento nessa idade?Não. Casos mais graves devem ser iniciados aos 5 ou 6 anos de idade.
34.Nessa idade pode ser colocado aparelho fixo?Não. Aparelho fixo só pode ser colocado quando todos os dentes permanentes já tiverem erupcionados.
35.Qual a idade certa para colocar aparelho fixo?Quando você estiver com doze ou treze anos. Só então sua boca estará pronta para que seja colocada Ortodontia Fixa.
36.Porque muita gente fala para esperar os doze ou treze anos?Só para poder colocar aparelho fixo (Ortodontia Fixa).
37.Existem adultos usando aparelhos de Ortopedia?Existem sim. Mas são usados e ativados de forma diferente do que se faz com crianças. Geralmente são usados para iniciar tratamento de problemas da ATM.
38.Existem adultos usando aparelhos removíveis?Sim. São chamados placas ativas e têm um objetivo totalmente diferente,pois na fase adulta o crescimento ósseo já atingiu sua maturidade .
39.Ortopedia pode ser colocada nos adolescentes ou nos adultos?Não. De forma alguma. Esse tratamento tem que ser feito durante fase de grande crescimento, ou seja, iniciado até 11 ou 12 anos no máximo. Nos adolescentes, mais ou menos aos 13 ou 14 anos, pode ser obtido algum resultado, mas nessa idade já está mais indicada a Ortodontia Fixa.
40.Se já sou mais velho e meu queixo está muito para frente o que pode ser feito?Por exemplo, se você estiver com 15 anos e a desarmonia óssea (displasia facial) for muito severa, será necessária Cirurgia Ortognática, seguida de Ortodontia Fixa.
41.O que é Cirurgia Ortognática?É uma cirurgia feita nos ossos da face. Exemplo: pessoa que tem o queixo muito para frente, tem que fazer essa cirurgia para corrigir esse problema.
42.É verdade que Ortopedia não funciona?Não é verdade.A Ortopedia funciona muito bem desde que o Cirurgião  Dentista que esteja fazendo o tratamento seja especialista e conheça muito bem esse método.
43.Tratar com Ortopedia ou Ortodontia é só uma questão de preferência?Não. De forma alguma. Cada tratamento tem que ser estabelecido pela disfunção oclusal que a criança apresenta e pela idade que tem. Não é questão de gostar mais desse ou daquele método.
44.Os jovens ou seus pais podem dizer que preferem que o tratamento seja feito com Ortodontia Fixa ou com Ortopedia Funcional?Não. De forma alguma. Só os Cirurgiões Dentistas (Ortodontista/Ortopedista facial)  que estudaram muito os dois métodos têm conhecimento para dizer qual o melhor tratamento para cada criança.
45.Deixar o tratamento para mais tarde pode provocar problemas maiores depois?Sim.Isso ocorre com muita freqüência.Sendo muitas vezes necessário uma intervenção cirúrgica ortognática, que poderia ter sido evitada com o uso correto de aparelho de Ortopedia, na idade certa.
46.Ortopedia resolve todos os problemas?Não. Às vezes é preciso começar o tratamento com Ortopedia e depois fazer Ortodontia. Entretanto, mesmo nesses casos, a Ortopedia melhora muito a displasia facial e faz com que a Ortodontia seja muito simplificada.
47.É melhor então deixar para tratar mais tarde, só com Ortodontia Fixa?Não. A Ortodontia só iria corrigir a má-oclusão dental. A displasia facial não teria mais solução, a não ser pela intervenção cirurgica ortognática.
48.Para tratar com Ortodontia Fixa tem que fazer extrações de dentes? Muitas vezes os dentes são grandes demais ou os ossos são muito pequenos e não tem espaço para alinhar todos os dentes na arcada dentária,portanto muitos casos necessitam extração dentária.
49.Ortopedia pode evitar futuras extrações de dentes?Sim. Muitas vezes a Ortopedia melhora tanto que mais tarde não vai precisar de Ortodontia ou pelo menos não vai ter que fazer extrações dentárias para fazer Ortodontia.
50.Tem gente que diz que Ortopedia só inclina dentes?AOrtopedia facial atua nos músculos e consequentemente modelam os ossos em desenvolvimento. Na grande maioria as pessoas leigas que não estudaram este método podem duvidar dos resultados,porém as pesquisas adiantam que 99,9 % dos casos que sofreram intervenção ortopédica facial na época adequada,obtiveram excelentes resultados.
 51.O que é tratamento preventivo?É um método para prevenir que algum problema venha a surgir. Exemplo: uma vacina serve para que as pessoas não contraiam uma doença.
52.Como é chamado o método que corrige problemas oclusais?É denominado tratamento corretivo, através da Ortodontia.
53.A Ortopedia Funcional é um método preventivo ou corretivo?É um método totalmente corretivo. Mesmo uma criança de apenas 5 anos pode já apresentar problemas nos ossos e na posição dos dentes. Essa criança deve ser tratada o mais cedo possível. Ainda não inventaram uma vacina para prevenir esses problemas.
54.Ortodontia é um bom método de tratamento?Sim, para as pessoas que apresentam somente má-oclusão dental e não têm problemas de falta de espaço para acomodar todos os dentes.
55.Ortodontia tem métodos para tratar crianças na idade da dentição mista?Tem. Mas são métodos cujos resultados são extremamente limitados, e muito poucos Cirurgiões Dentistas usam e gostam de usar. Em muitos casos fica-se aguardando a dentição permanente para colocar aparelho fixo completo. De qualquer forma esses métodos tratam basicamente só das posições dos dentes (má-oclusão dental).
56.O que são bráquetes?Bráquetes são pecinhas de metal ou de cerâmica que são coladas aos dentes para que o aparelho de ortodontia aplique forças sobre seus dentes, para movimentá-los.
57.Bráquetes são usados só em Ortodontia Fixa?Sim. Só aparelhos fixos usam bráquetes.
58.Bráquetes podem ser colados em dentes de leite?Não. De forma alguma. Movimentar dentes de leite com aparelho fixo poderia provocar a perda muito precoce desses dentes e lesionar o gérme sucessor permanente.
59.O que acontece se algum dente de leite cair muito cedo?Os dentes que estão mais para trás movimentam-se sozinhos para frente, ocupando o lugar onde iria nascer o dente permanente que está ainda dentro do osso. Não tendo espaço suficiente para nascer, esse dente permanente ou fica incluso (dentro do osso) ou nasce fora do lugar. Isso dificulta demais o futuro tratamento. O melhor é não deixar isto  acontecer.
60.Adianta colar bráquetes em dentes de leite?Não. Pode-se movimentar esses dentes mas não o germe do dente permanente que está em baixo do dente de leite.
61 - Algumas pesoas aqui no Brasil dizem que Ortopedia não funciona?Isto ocorre sim,pois a Ortopedia não foi tão difundida no Brasil como em Países Europeus e Estados Unidos.Mas atualmente já existem muitos pais que estão buscando este tipo de tratamento para os seus filhos aqui no Brasil.
62.As faculdades brasileiras ensinam Ortopedia aos estudantes de Odontologia?Não. Em nenhuma faculdade brasileira é ensinado Ortopedia Funcional dos Maxilares,o Cirurgião Dentista deverá fazer a especialização após a graduação.
63.As faculdades na Europa ensinam ortopedia?Sim. A maioria das faculdades européias ensinam Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares.
64.Os cursos de especialização no Brasil ensinam Ortopedia?Sim. Os cursos de especialização para os Cirurgiões Dentistas aqui no Brasil dedicam-se  ao ensino da Ortodontia separadamente da Ortopedia funcional dos maxilares, apesar de estarem co-relacionadas, são especializações específicas.
65.Fora do Brasil existem muitos países em que as pessoas usam Ortopedia?Sim. A grande maioria dos países, principalmente na Europa usam - se a Ortopedia Funcional, sendo um tratamento muito comum na presença da maloclusão infantil.
66.Quais os países Europeus que mais fazem uso do tratamento com Ortopedia funcional?Alemanha, Inglaterra, França, Noruega, Suécia, Suíça, Dinamarca,Holanda,Bélgica, Noruega, Itália e muitos outros, desde o século passado.
67.Serviços públicos nesses países usam a Ortopedia?Sim. Na Alemanha e Inglaterra por exemplo, os Médicos Dentistas das escolas primárias examinam todas as crianças para ver se apresentam algum problema. Se houver, é iniciado imediatamente o tratamento com Ortopedia Funcional.
68.Os cursos de especialização na Europa ensinam Ortopedia e Ortodontia?Sim. A grande maioria desses cursos ensinam os dois métodos associados.
69.Ortopedia Funcional é usada nos Estados Unidos?Sim. Os americanos estão começando a usar a Ortopedia. Muitos estudos feitos nas Universidades de lá recomendam fortemente o uso desse método de tratamento.
70.Tratamento com Ortodontia Fixa dói?Incomoda um pouco no início. Antigamente a Ortodontia doía muito, quando se usava aparelhos com arcos ortodônticos de aço inox. Atualmente, usam-se as chamadas forças leves (Light Wire) que na verdade apenas provoca um pequeno incômodo no início.
71.Tratamento com Ortopedia dói?Não. Não pode doer nada. Se doer é sinal de que alguma coisa está errada.
72.Qual o grande problema da Ortopedia?A colaboração das crianças. Esse é o grande problema. Usar o aparelho direitinho. Eles não entendem que é um tratamento cujo resultado vai ser para o resto da vida,portanto,a colaboração dos pais é fundamental.
73.O que é documentação ortodôntica ou ortopédica?É um conjunto de radiografias, modelos, fotografias e outros elementos em que o Cirurgião Dentista (Ortodontista/Ortopedista facial) se baseia para planejar o tratamento.
74.É preciso tirar radiografias para fazer tratamento?Sim. Um plano de tratamento bem estudado e correto precisa demais das radiografias da cabeça (Panorâmica e Telerradiografia). É um item fundamental para o sucesso do tratamento.
75.É preciso fazer modelos para planejar tratamento?Sim. Sem eles o plano de tratamento ficaria muito incompleto. Aliás, nem daria para fazer planejamento algum.
76.Pode-se comer com aparelho ortopédico?É melhor tirar o aparelho para se alimentar. Mas logo após é necessário colocar o aparelho novamente e higienizá-lo sempre.
77.Pode-se mascar chicletes?Não. De forma alguma, tanto se você estiver usando ortopedia ou ortodontia.
78.E se o aparelho quebrar?Você deve entrar em contato o mais breve possível com seu Ortodontista.
79.E se o aparelho machucar?Você deve procurar o seu Ortodontista.
80.Pode-se praticar esportes com o aparelho na boca?No momento de praticar esportes é melhor tirar o aparelho de ortopedia pois se acontecer uma batida pode machucar mais. Logo que terminar o aparelho deve ser colocado de volta. Com ortodontia fixa não é possível tirar, mas existem protetores para os dentes que o seu Cirurgião Dentista pode confeccionar. Fale com ele.
81.Aparelhos mancham os dentes?Isso não ocorre na maioria das vezes, se os bráquetes estiverem colados bem certinhos e você tiver uma boa higienização bucal.
82.Aparelhos estragam os dentes?Não. Mas você tem que tomar muito cuidado com escovação e fio dental, pois o aparelho fixo facilita muito o acúmulo de placa bacteriana, o que provoca cárie dental e doenças da gengiva. Existem escovas apropriadas para quem está com aparelho fixo,como as unitufos.
83.Aparelhos atrapalham para falar?Os aparelhos de Ortopedia no início do tratamento incomodam um pouco, mas em poucos dias o paciente já terá se acostumado e não vai incomodar quase nada.
84.Preciso usar aparelho durante as aulas, na escola?Sim. Você fica muitas horas na escola, e é importante que use durante esse tempo.
85.Preciso usar aparelho para dormir?Sim. É muito importante. Quanto mais tempo por dia você usar o aparelho mais rápido será o tempo total de tratamento.
86.Quando se está com aparelho fixo é normal sangrar a gengiva?Não, De forma alguma. Geralmente está acontecendo algum descuido com a higienização. O Cirurgião Dentista deve fazer profilaxia quando necessário e o paciente fazer uso do fio dental e escovação após cada refeição.
87.O que é profilaxia?É uma limpeza mecânica mais cuidadosa, feita pelo Cirurgião Dentista. Geralmente usa-se um aparelho que produz um jato de água com bicarbonato de sódio. Esse é, sem dúvida, o melhor método para remover a placa bacteriana.
88.Quanto tempo demora o tratamento com Ortopedia?Varia muito de caso para caso. De uma forma bem geral podemos dizer que dura de 2 a 3 anos. Há casos que demoram mais. Esse tempo depende demais da colaboração do paciente e do problema que ele apresenta.
89.Quanto tempo demora o tratamento com Ortodontia Fixa?Geralmente de 2 a 3 anos. Há casos entretanto que podem durar mais tempo, dependendo da gravidade do problema. Podendo durar menos tempo também.
90.Displasias faciais podem causar problemas psicológicos nas crianças?Sim e com muita freqüência. Por exemplo, um queixo para trás deixa o perfil com o nariz muito para frente. Os americanos chamam essa aparência de "bird face" ou seja cara de passarinho. Nas escolas as outras crianças apelidam essas de Fuinha, Pardal, Nariz e outros apelidos pejorativos. Pessoas que têm os dentes muito para frente são apelidadas de Mônica, Bicudo, Coelho, Dentinho, Beiçola, Boquinha, Limpa-Trilho, Vampiro e outros.
91.Existem crianças que têm vergonha de sorrir?Existem sim, e com bastante freqüência.
92.Ortopedia e Ortodontia são tratamentos de saúde ou somente estéticos?São tratamentos da saúde que têm como conseqüência a melhoria da estética facial,do sorriso e da função.
93-Quais profissionais devo consultar para o tratamento Ortodôntico e/ou Ortopédico funcional?
O Cirurgião Dentista especialista em Ortodontia e/ou Ortopedia Funcional dos Maxilares
94-Como saber se o Cirurgião Dentista é especialista nesta área? Você pode consultar o CFO e verificar pelo nome ou número de registro do CRO do profissional e verificar as especializações registradas.(www.cfo.org.br)



Tipos de aparelhos Ortodônticos


Previamente ao início do tratamento Ortodôntico é importante fazer um exame  para detectar  qualquer anormalidade como : Cáries,problemas periodontais,gengivais,etc e intervir, caso necessário, com um tratamento específico.

Durante o tratamento Ortodôntico é fundamental manter uma higiene bucal adequada  com o uso correto do fio dental com auxílio do passa fio e escovação, para que ao finalizar o tratamento, o paciente apresente uma boca saudável.
Caso seja necessário um clareamento dental ao término do tratamento Ortodôntico,é fundamental que os dentes estejam hígidos (saudáveis).
Isto tudo só se torna possível com a cooperação do paciente.






Aparelho metálico: é o mais popular e apresenta uma boa relação custo-benefício. É um material relativamente barato e que tem ótimo desempenho clínico. Sua desvantagem é a estética, embora há quem se divirta trocando a cor das borrachinhas.

 Existe também a versão “auto-ligada” (que dispensa o uso de ligaduras elásticas).

Aparelho estético de policarbonato: é feito de uma resina plástica, tem índice de quebras maior que do aparelho metálico e a estética é bem duvidosa, de aspecto grosseiro,pode escurecer com o uso.
 Eu particularmente não recomendo este tipo de aparelho.

Aparelho estético de porcelana: é produzido em porcelana policristalina.

Aparelho estético de safira: é produzido em porcelana monocristalina. É mais translúcido, mais resistente e mais caro que o aparelho de porcelana.

Aparelho lingual: os braquetes são colados na parte de dentro dos dentes, por isso não aparecem quando o paciente sorri. Essa colagem é feita de forma indireta, ou seja, as peças precisam ser ajustadas em laboratório para se adaptarem a cada paciente em especial. E essa personalização encarece o tratamento.

Invisalign: o tratamento consiste em uma sequência de placas transparentes removíveis. Não é indicado para toda movimentação ortodôntica. É caro (cerca de 5 vezes mais caro que um aparelho convencional), mas confortável e eficiente.