O cálculo dental é uma placa mineralizada que se deposita nas superfícies dos dentes naturais ou artificiais,cuja ação deletéria é exercida através de um mecanismo bacteriano,embora possa exercer alguns efeitos mecanicos.
Portanto,o cáculo dental (Tártaro) é redutor de bactérias,as quais se alojam vivas na superfície irregular.
Os principais agressores dos dentes e das gengivas é a placa bacteriana,que é uma massa pegajosa constituída de bactérias que com o tempo provoca agressão dental e periodontal, causando possíveis perdas dentais.
Para evidenciar as placas bacterianas usamos um produto chamado "Revelador de placa Bacteriana",quando aplicado, as placas são evidenciadas através de pigmentos podendo ser removidos com uma escovação correta e o uso do fio dental.
As doenças mais comuns em nossa boca são: A cárie dental e doenças gengivais.
O cálculo dental também conhecido como "Tártaro" é um fator intimamente associado às doenças periodontais, pois os estudos epidemiológicos tem indicado uma relação positiva entre ambos,entretanto esta relação é devido essencialmente à irritação bacteriana da placa.
Na verdade a placa bacteriana e a inflamação gengival precedem a formação do cálculo dental indicando que o mesmo não é um fator primário da etiopatogenia periodontal.
TIPOS:
Existem dois tipos de cálculo:Supragengival e Subgengival
Cálculo supragengival (Salivar):
Está localizado acima da borda gengival, exposto ao exame clínico apresenta coloração amarelada ou esbranquiçada em sua fase inicial,deposita - se rapidamente e se destaca facilmente.
É mais frequente nas superfícies dentais próximas aos condutos das glandulas salivares, isto é, nas superfícies vestibulares dos molares superiores (canal Stenson da parótida) e superfícies línguais dos molares inferiores
(Canal de Wharton). A maior concentração ocorre na região mandibular anterior.
Este tipo de cálculo é pouco frequente em crianças até os nove anos de idade,aumentando a sua deposição entre os dez e quatorze anos de idade, mas não se descarta a possibilidade de ser observado à partir dos quatro anos de idade.
Cálculo Subgengival:
Localiza - se abaixo da margem gengival, o que o torna invisível ao exame clínico. Algumas vezes pode ser observado através de transparencia do tecido gengival, conferindo à gengiva uma tonalidade escurecida.
O cálculo subgengival apresenta uma consistencia mais firme que o supregengival,densamente aderido à superfície dental,de coloração variando entre o castanho,esverdeado ou preto.
Composição:
Os cálculos supra e subgengivais possuem composição similar no ponto de vista histológico, químico e biológico com diferença superficial
O cálculo é composto por uma matriz organica e um componente inorganico.
A matriz organica é formada por um mucopolissacarídeo, células epiteliais,leucócitos e microorganismos.
O cálculo dental consiste essencialmente de fosfato de cálcio,carbonato de cálcio,fosfato de magnésio e outros sais e água.
A formação do cálculo dental se processa em duas etapas:
a) A organização da matriz organica
b) A deposição dos componentes inorganicos
A higene bucal com o uso de fio dental,boa escovação e visitas periódicas ao Cirurgião Dentista, são medidas preventivas contra a formaçào de placa bacteriana,cálculo dental,doenças periodontais e mau hálito.